Conheça Melhor o seu Corpo

As Transformações Químicas do Corpo
O sistema nervoso é responsável pelas transformações químicas que ocorrem no organismo, “reconhecendo” a qualidade de cada mensagem captada e enviada até ele por terminações nervosas.
Por meio da sensibilidade do corpo, os centros nervosos são informados sobre as alterações que ocorrem no meio externo e interno. Essas alterações sensitivas atingem a glândula supra-renal, onde há produção da adrenalina.
 
Como tudo isso acontece?
O córtex, camada externa do cérebro, tem a função importante de intervir na estrutura mais complexa do composto, nas sensibilidades que se passam externamente, na capacidade motora, no raciocínio, etc. Ele conduz as mensagens ao chamado sistema límbico que permite ao indivíduo adquirir compostos mais adaptados à sobrevivência da espécie.

Já o hipotálamo, feixe de células nervosas, tem como função não só integrar o sistema endócrino ao sistema nervoso autônomo, respondendo pelo estado de humor e regulação hormonal. Também é responsável pela manifestação das emoções e sentimentos.
Essas mudanças mostram-nos o processo de todo envolvimento psíquico e orgânico ocorrido no corpo. 

O CORPO EM ALERTA

O estresse não é uma doença, é o estado do organismo quando submetido à tensão. Numa situação estressante, o corpo sofre reações químicas. Em excesso, isso pode prejudicar o organismo. Veja como o estresse atua sobre o corpo.


CÉREBRO

O cérebro produz uma família de substâncias conhecidas como opiáceos, responsável pela sensação de bem-estar, e seretonina, que faz o corpo relaxar. Submetido ao estresse, o cérebro diminui a produção das duas. Com isso, a pessoa torna-se irritável e, às  vezes, insone.


MAXILARES

A pessoa estressada costuma ranger os dentes, o que  pode desgastá-los e deslocar a mandíbula a ponto de  pressionar os nervos da face. Isso produz zunidos nos ouvidos e até tontura.


GLÂNDULAS
SUPRA-RENAIS

Fabricam adrenalina, que mantém o corpo alerta, e  cortisol, que energiza os músculos.
Em excesso o cortisol reduz a resistência às infecções. Pode causar morte de neurônios, envelhecimento cerebral e perda de memória.


CORAÇÃO

A noradrenalina, produzida nas supra-renais, acelera os batimentos cardíacos, provoca uma alta de pressão arterial e, quando produzida durante longos períodos, sobrecarrega o músculo cardíaco.

PULMÕES

A tensão acelera a respiração. Para quem sofre de asma, pode desencadear crises.


PELE

Sob estresse, os vasos sangüíneos periféricos - mais  próximos da pele - contraem-se e são menos irrigados. Se o estresse é constante, o envelhecimento é mais rápido.


ESTÔMAGO

O cérebro ordena ao estômago que produza os ácidos  do suco gástrico. O excesso de acidez, unido à queda de resistência a infecções, pode provocar úlceras e gastrite.

MÃOS

Um dos maiores indicadores de tensão é suar frio nas mãos e nos pés.


ÓRGÃOS SEXUAIS

Nas mulheres, o estresse diminui os níveis de progesterona, podendo causar queda da libido e distúrbios que causam cólicas horríveis no período menstrual. Nos homens, os efeitos do estresse podem prejudicar o desempenho sexual.


ARTICULAÇÕES

Situações de estresse podem desencadear crises em pessoas que sofrem de artrite e reumatismo. O mecanismo que as causa, porém, ainda não está totalmente esclarecido.

Fonte: Revista Veja. À beira de um ataque de nervos. nº 8, 26/02/97, p.95.



O Infravermelho

O sol é fonte de energia para todos os seres vivos poderem existir aqui na terra.
Através de uma alta tecnologia japonesa, pesquisadores desenvolveram uma onda que simula as características mais benéficas dos raios solares, idênticas aos raios infravermelho emitido pelo sol, no inicio das manhãs e finais de tardes. Possui comprimento de ondas (entre 4 a 14 mícrons), trata de três metais nobres, constituídas por platina, titânio, e alumínio.

Acrescentado a mais 32 elementos, cria uma onda chamada energia vital. Desintoxicando as células e aumentando a imunidade do organismo, fazendo a prevenção de muitas doenças, auxiliando nos tratamentos da saúde.

Devido à freqüência do Infravermelho Longo, ocorre uma ressonância com as moléculas de água ionizando e ativando as moléculas de água em nossas células e no sangue, melhorando a circulação e condição de saúde.

Como isto acontece?
A água ao envelhecer, começa a se aglomerar, onde uma molécula se une a outra, formando uma estrutura chamada CACHOS (clusters), Com o Infravermelho Longo KWK, as moléculas de água vibram e quebram a cadeia molecular H2O+H2O, ativando as moléculas de água separadas em nosso corpo, proporcionando melhor circulação, visto que o corpo humano é composto por mais de 70% de água (H2O) no seu peso total. Estruturas que possuem tamanho maior que da água pura, é conhecido como polimerização ou envelhecimento.

Quando o Infravermelho emite a energia para o organismo, favorece a Quebra dos CACHOS energizando e rejuvenescendo cada molécula do organismo.


Pesquisas:
Pesquisa cientifica com o infravermelho longo, mostrou capacidade de repor as quantidades normais de oxigênio em nossas células, 20 minutos após realizarmos exercícios físicos, fato este que normalmente só é alcançado após 48 horas.

Acelera o processo de renovação celular;

Melhor crescimento e desenvolvimento das células vivas em seres humanos;

Estimula a circulação do sangue e equilibra nosso metabolismo naturalmente, sendo assim as toxinas saem do corpo via urina e transpiração;
Melhora a fadiga muscular pela redução do ácido lático, devido ao aumento da circulação de oxigênio no nosso corpo, (que causa câimbras);
Diminuição de até 75% das dores relacionadas às articulações.
(Universidade de Cambridge - Grã-Bretanha)
O tratamento terapêutico com infravermelho longo ajuda os capilares entupidos a dissolver as toxinas no sangue, dilatando nossos vasos capilares e artérias, estimula a circulação do sangue.
Aumenta a alcalinização dos fluidos de corpo pela emissão de CO2 no vaso sanguíneo;
(80% das doenças são provenientes de má circulação sanguínea - (Universidade de Tókio)).
(Melhora a comunicação intracelular – (Coghill Research Laboratories- Lower race)).
Estudo realizado em esportistas demonstra os efeitos;
(Redução do Ácido Láctico - (Facultad de Medicina de Múrcia)).
Ação antiinflamatória, aliviando dores e diminuindo inchaços, colaborando nos tratamentos ósteo-articulares – (Equipe médica do Hospital de San Antonio de Oporto , Portugal).
Aumenta a concentração de ca2+ na membrana e no citoplasma celular produzindo
uma ‘ativação celular” - (2º Congresso Internacional Menarini , Ascoli, Piceli , 28-05 1990– Itália).
Pesquisa sobre a qualidade do sono em crianças com asma.

Resultados obtidos com uso do infravermelho:
• Sono tranqüilo;
• Sono profundo;
• Diminuição na agitação e ansiedade durante o dia.
(Hospital Pediátrico da Universidade Estadual de medicina de LVIV- Rússia)).